Pienluti Del Corso - Pedigree. O que é e para que serve?

Blog

Pedigree. O que é e para que serve?

O "pedigree" é o documento oficial do seu cão. Documentos oficiais devem ser emitidos por entidades oficiais, como é o caso da CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), vinculada ao FCI (Federação Cinológica Internacional). Nele é comprovada a pureza do seu cão e a árvore genealógica até a terceira geração.


No caso específico dos Cane Corsos, existe um site específico da raça, onde você consegue ir além da terceira geração, chegando até o primeiro ancestral registrado do seu filhote. É o https://canecorsopedigree.com/ .


Um cão sem pedigree, não tem sua pureza atestada. Ou seja, você não tem a certeza se aquele cão de fato é um Cane Corso, ou um SRD (sem raça definida) ou Bandog - Comumente conhecido como vira-latas.

 

Existem algumas instituições paralelas que emitem certificados de registro sem qualquer critério e que podem levar o comprador ao erro na hora de escolher um bom cão. Exija sempre o pedigree emitido e chancelado pela CBKC, que é a única instituição autorizada pelo FCI a fazê-lo no Brasil. Pergunte ao criador se o pedigree é CBKC, se não for, procure outro criador que lhe dará esta garantia.

Estes documentos não só dizem quem foram os pais do seu cachorro, mas também representam o trabalho de anos e anos de seleção de muitos criadores, que se empenharam ao longo do tempo em auxiliar e selecionar na criação de cães com certas características que definem a raça.

Para se ter uma idéia, o pedirgee traz as seguintes informações:

- Nome da raça, do animal, do criador e do proprietário;

- Nome completo, coloração e títulos homologados dos pais, avós e bisavós com seu devido número do registro (que contém o ano de nascimento, o país/estado e o número de registro do cão)

Quanto mais títulos os ancestrais tiverem, maior a pureza da raça, pela confirmação de estarem dentro do padrão oficial da raça.

Os títulos permitem que você saiba que o criador está interessado em ter cães avaliados, por juízes, quanto a sua tipicidade. Essa é uma característica de quem quer contribuir com o desenvolvimento da raça e não apenas tirar proveito dela.

As cores dos ancestrais também auxiliam no estúdo genético de cores para possíveis cruzamentos.

Você também pode pesquisar na internet e descobrir fotos dos ancestrais adultos de seu filhotinho para saber qual a aparência que ele tende a ter, de acordo com sua carga genética.

A coisa mais importante que vocês devem saber é que o Pedigree é extremamente barato de se adquirir. Em valores de hoje, o pedigree CBKC/FCI do seu filhote custa apenas R$ 63,00 (sessenta e três reais). Não é desculpa ou argumento para que o vendedor não te entregue o pedigree ou venda mais caro um filhote com Pedigree do que um sem pedigree.

Um cachorro sem pedigree é um cachorro sem raça. Por tanto, pague o mesmo preço que você pagaria por um vira-latas.

Lembre-se que um filhote pode te acompanhar por mais de uma década. Por tanto, faça a melhor e mais segura compra que puder. Exija o Pedigree. Isso não é negociável!



Como fazemos a leitura dos títulos no pedigree?
Na genealogia apresentada no pedigree podemos observar os nomes dos pais, avós e bisavós de um cão.
Os títulos de cada membro desta família estarão abaixo de seus nomes, à esquerda do número do registro, sendo representados por letras seguidos ou não de números. Existem várias titulações diferentes e todas estão descritas e explicadas no verso do pedigree.
Para ilustrar, vamos citar algumas:
A1 = Campeão
A2 = Grande Campeão + A1
A3 = Campeão Panamericano
A4 = Campeão Internacional
BA = A1+ A3
CA = A1 + A2 + A3

Como funcionam as exposições caninas?
Para participar dessas exposições não é preciso ter um canil registrado, nem ser filiado ao clube que está organizando a exposição. Os pré-requisitos para inscrever o seu cão são: ter pedigree reconhecido pela Federação Cinológica Internacional – FCI – e idade acima de 4 meses. Também não é preciso ensinar muitas coisas ao cão. Ele precisa, basicamente, caminhar junto e ao lado esquerdo do condutor.
Nas exposições, os cães são julgados primeiramente quanto à raça, depois quanto ao grupo e posteriormente escolhe-se o melhor cão da exposição.
Assim, numa primeira etapa todos os cães são divididos em suas raças quanto à idade e quanto ao sexo. Ao todo são consideradas as seguintes classes:
Classe Inicial – cães de quatro meses e um dia a seis meses de idade. Competem ao título de Campeão Inicial;
Classe Filhote – cães de seis meses e um dia a nove meses de idade. Competem ao título de Campeão Filhote;
Classe Jovem – cães de nove meses e um dia a quinze meses. Competem ao título de Campeão Jovem;
Classe Aberta – destinada a cães com mais de quinze meses e um dia. Competem ao título de Campeão;
Classe Campeonato – cães que já possuem título de Campeão. Competem ao título de Grande Campeão;
De cada classe são escolhidas as melhores fêmeas que concorrem entre si para a escolha da melhor fêmea da raça. O mesmo procedimento vai escolher o melhor macho da raça. Os dois escolhidos concorrem entre si para a escolha de Melhor da Raça e o Melhor do Sexo Oposto
Após terem sido escolhidos os Melhores da Raça presentes à exposição, os juízes passam para o julgamento dos grupos, ou seja, os Melhores de Raça em cada um dos 11 grupos concorrem entre si e são destacados os quatros Melhores de cada Grupo.

Fonte: Federação Cinológica Internacional – FCI , Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC)https://canecorsopedigree.com/ , 

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.